quarta-feira, 22 de maio de 2013

Experiências



Como fazer um foguete com um palito de fósforo 



Pré-requisitos

Palito de fósforo;

Palito de churrasco;


Papel alumínio;

Tesoura;


Caixa de fósforo vazia ou qualquer outra coisa que funcione como suporte.



Faça você mesmo

O primeiro passo é cortar um pedaço de papel de alumínio de mais ou menos 9 X 4,5 centímetros. Então você deve enrolar juntos os palitos de churrasco e de fósforo, este último com a ponta virada para dentro do papel.

O fósforo deve ser menor que o palito de churrasco para que se crie uma espécie de “plataforma de lançamento”. Portanto, aperte bem a parte do fósforo, mas deixe folgada a parte do palito de churrasco.

Retire o palito de churrasco e coloque um de fósforo em seu lugar com a ponta para dentro, entrando em contato com o outro fósforo. Deixe-o livre e confira se ele não trava no papel alumínio.

Agora você vai preparar o foguetinho para o lançamento. Uma dica é furar uma caixa de fósforo vazia, mas você pode improvisar uma base de muitas maneiras. Encaixe o primeiro palito de fósforo, o que está bem preso, e mantenha o segundo palito para cima, na direção do lançamento.
Com o foguetinho pronto e bem apoiado, acenda entre os dois palitos. Pode demorar alguns segundos, dependendo da quantidade de papel alumínio. Quando as pontas acenderem, um deles vai voar, algumas vezes para bem longe.

Tome cuidado ao manusear o papel alumínio após acendê-lo, pois ele estará bem quente.

A explicação

O que acontece é uma demonstração de ação (fumaça e gás causados pelo fogo) e reação (o lançamento do fósforo). Ao acender um fósforo em um espaço fechado, o papel alumínio funciona como uma câmara de combustão. A pressão aumenta até o ponto em que precisa escapar como um rápido jato de fumaça e gás.





Experiências


Foguete de garrafa pet



O que acontece?

O fogo quando acende no pequeno orifício da garrafa faz com que o álcool que está lá dentro entre em combustão.
Com essa combustão os gases que estão dentro da garrafa se expandem. Como a garrafa é pequena e não ha espaço suficiente para todo aquele gás, a pressão interna aumenta e o gás tenta sair pelo orifício  Como o orifício é pequeno e há muito gás, a pressão e a movimentação dos gases fazem com que a garrafa se movimente.
Se você alterasse um pouco o experimento poderia fazer a garrafa explodir devido a pressão.